Os dois dias que antecedem a Expoforest, a maior feira florestal dinâmica do mundo, serão proporcionais a grandiosidade do evento. O Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, receberá nos dias 07 e 08 de agosto, os encontros técnicos da Semana Florestal Brasileira.
Um deles é nada menos que o mais tradicional evento do setor no Brasil e um dos mais antigos do mundo. O Seminário de Colheita e Transporte de Madeira chega a sua 19ª edição com uma programação de alto nível.
Panorama Mundial Sobre Sistemas de Colheita de Madeira
Para abrir o XIX Seminário de Colheita e Transporte de Madeira o primeiro painel terá um expert em mecanização dos sistemas de colheita florestal no Brasil. Lonard Santos, diretor da Master Solução Florestal, será o moderador do painel “Panorama Mundial Sobre Sistemas de Colheita de Madeira”.
O primeiro painel do Seminário de Colheita e Transporte de Madeira contará com três apresentações. A primeira será: “Evolução e Desenvolvimento dos Sistemas de Colheita Florestal na América do Norte”, pelo PhD Chad Bolding, professor and Langdale Endowed Chair in Forest Business, Warnell School of Forestry and Natural Resources, da Universidade da Georgia (Estados Unidos); e Joseph Conrad, IV, PhD, Associate Professor of Forest Operations, Warnell School of Forestry and Natural Resources, University of Georgia (Estados Unidos). Em seguida, Rodrigo Palazuelos, Senior Forest Operation Consultant at RP Forest vai apresentar “Panorama dos Diferentes Sistemas de Colheita em Áreas Declivosas Utilizados na América do Sul”. E para fechar o conteúdo do painel, Leif Nutto, Senior Consultant at Uniquee e Gero Becker, Professor Uni Freiburg and Senior Consultant Unique, apresentarão sobre “Recentes Desenvolvimentos em Sistemas de Colheita de Madeira na Europa e Escandinávia”.
Visão e Perspectivas dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Colheita Florestal
Após um intervalo com coffee break a programação técnica será retomada com a primeira Mesa Redonda do dia: “Visão e Perspectivas dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Colheita Florestal”. A moderação terá a experiencia internacional de Jorge Roberto Malinovski, conselheiro da Malinovski e um dos idealizadores do Seminário de Colheita e Transporte de Madeira.
Comporão a mesa redonda: Stanley Gepp, gerente-geral para Divisão Florestal – Latina América e Brasil da John Deere; Eduardo Nicz, diretor-presidente da Komatsu Forest Brasil; Fernando Campos, diretor da Ponsse; e Frans Misdorp, gerente distrital América do Sul da Tigercat. A mesa redonda terá duração de uma hora, com mais meia hora para perguntas do público.
Inovações Tecnológicas em Sistemas de Colheita de Madeira: Cases Brasileiros
Após o almoço o Seminário retorna com o segundo painel do dia: Inovações Tecnológicas em Sistemas de Colheita de Madeira: Cases Brasileiros, com moderação do consultor sênior José Artemio Totti, que tem uma sólida carreira no setor florestal brasileiro com passagem marcante pela Klabin.
As apresentações deste painel serão três. A primeira, “Desenvolvimento e Inovação em Colheita Florestal”, será feita por Thais Maria Millani, executiva da Unidade de Negócios Florestais da Suzano SP. Em seguida teremos “Avanços Tecnológicos para Operações de Colheita em Áreas Declivosas”, com Bruno Ricardo Fernandes, coordenador de Colheita Florestal na Cenibra. E fechando as apresentações do painel, Adisnei Barzotto Ribeiro, gerente de Colheita Florestal e Manutenção Mecânica da Tanac vai falar sobre “Os Desafios para Modernizar Sistemas de Colheita de Madeira”. O painel terá 15 minutos para interação do público, com perguntas e comentários.
Desafios e Perspectivas para Operações de Colheita
A segunda Mesa Redonda do dia será “Desafios e Perspectivas para Operações de Colheita”. A moderação ficará a cargo de Zaid Ahmad Nasser, diretor na The Forest Company e presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base florestal (Apre).
Farão parte da mesa: Fabricio Amaral Poloni, gerente-geral operacional na ArcelorMittal; Heuzer Guimarães, diretor de Negócios Florestais da WestRock do Brasil; e Douglas Seibert Lazaretti, diretor de Operações Florestais da Suzano. A programação do primeiro dia do Seminário será encerra às 17h45, após a rodada de perguntas do público.
Novas Estratégias para Manutenção de Máquinas e Equipamentos Móveis
A programação do segundo dia do Seminário de Colheita e Transporte de Madeira iniciará com o painel “Novas Estratégias para Manutenção de Máquinas e Equipamentos Móveis”, que terá moderação de José Eduardo Paccola, diretor-executivo na ZDP Consultoria.
Três apresentações farão parte deste painel. A primeira será “Gestão de Ativos dos Equipamentos Florestais”, por Gabriel Alves da Costa Lima, diretor-técnico da AREMAS. Em seguida “Gestão para Logística de Campo em Manutenção de Máquinas”, com Gilson Scofield dos Santos, diretor na GSantos Engenharia. E fechando o painel, “Desafios da Conectividade e Agilização dos Atendimentos em Raios de Trabalho cada vez Maiores: Manutenção Remota”, com Rogério Salamuni, gerente de Manutenção Florestal na Klabin.
Avanços da Logística e Transporte de Madeira no Brasil
Dando sequência ao evento, a terceira mesa redonda do seminário será “Avanços da Logística e Transporte de Madeira no Brasil”, com moderação de Claudia Steiner, head of Forest Process Brazil na LD Celulose. Participam da mesa redonda: Flávio Cunha Souza, gerente regional de Segmento Florestal da Expresso Nepomuceno S/A; Darlon Orlamünder de Souza, diretor de Operação Florestal da Klabin; e Joaquim Trecenti Barros Lordelo, gerente-sênior de Operações Florestais da Bracell.
Status Atual e Perspectivas para o Segmento Florestal Brasileiro
A programação técnica da Semana Florestal Brasileira terá como destaque o painel conjunto do 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura com o 19º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira para debater o “Status Atual e Perspectivas para o Segmento Florestal Brasileiro”. A moderação será do chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza. Neste painel os participantes serão: Moacir Reis, presidente da Comissão Nacional de Agrossilvicultura da CNA e Paulo Pupo, superintendente da ABIMCI.
O encerramento da Semana Florestal Brasileira terá homenagens e premiação das startups nas tecnologias e negócios florestais, vencedoras do Forest Startup Conecta.